a faculdade de Arquitetura e Urbanismo

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Como alguns sabem, sou formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP.
Desde uns 12 anos de idade queria ser arquiteta, principalmente depois que surgiu aquele jogo The Sims, aí sim virou certeza absoluta.

Arquitetura sempre foi minha paixão, principalmente a parte residencial e de interiores.
Mas com o tempo vi que não só arquitetura era meu amor, design, arte e comunicação também eram.

Percebi também que a arquitetura pode nos levar para esses lados da arte abrindo caminho para outras possibilidades, mas que não é valorizada como deveria ser, por isso vim falar sobre a faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

 

Não estou desencorajando ninguém, muito pelo contrário, quero abrir os olhos, pois o  curso é EXTREMAMENTE cansativo! Para você ter ideia está quase tão cansativo quanto medicina!
É um curso que requer muito amor viu, porque se não for por amor você não aguenta.
É noite sem dormir sim, e várias! 🤓

Eu gostava principalmente das aulas de história da arquitetura, o legal é que arquitetura tem matérias variadas, desde cálculos até história da arte, por isso é mais fácil entender qual caminho você seguirá.

 

Bom quero fazer arquitetura mesmo assim, então la vem as dicaxxxx:

1) Para começar, sempre vai ter uma lista enorme de livros para comprar. Te dou uma dica master, comece pegando os livros da biblioteca (e rápido porque nunca tem muitos). Se você ver que realmente está usando aí sim compre, porque no início eu comprava todos e eu tenho vários que nunca abri até hoje! 😱

 

2) No seu estojo e bolsa só o básico: você vai carregar tanto projeto, caderno e tralha que é melhor poupar sua coluna até o final do curso (já vi gente travar coluna em fim de semestre viu, escute a bichinha aqui).

 

3) Computador: Pra mim essa dica me dói o coração, porque eu uso Macbook há 10 anos praticamente, mas infelizmente a maioria dos programas de arquitetura são pra Windows (ECA!) #applelovers
O Mac tem os programas essenciais como AutoCAD, SketchUP, Vray, Vectorworks, Kerkythea entre outros, porém programas BIM e MS Project não tem.

 

 

3) Hoje não ensinam mais fazer os projetos a mão, estive na ultima turma que fazia tudo a mão na minha faculdade, por isso, se não sua também não ensinam, só compre o essencial, porque dificilmente você precisará de gabarito, moldes e etc.
É melhor você investir em um bom computador, porque vai precisar de muito espaço e memória RAM até o fim do curso.
Mas é bom você ter uma noção pra não fazer feio na frente do cliente caso precise 😉

 

4) São Paulo capital está lotada, não pense que vindo para cá você vai certeza melhorar de vida e vai certeza ser um super arquiteto.
Existem muitos lugares pelo Brasil que tão precisando demais de arquiteto, essa pode ser sua chance de se destacar e crescer!


5)
Ao fazer trabalho em grupo se organize muito bem para não dar briga, e também não confie 100% em seus colegas, esteja sempre a par de tudo. Faça tudo em Dropbox, Google Drive ou alguma outra nuvem para ver como está o andamento do trabalho.
NUNCA deixe trabalho em grupo pra ultima hora, vai dar pau.

 

6) Arquitetura já deu muito dinheiro, hoje por causa da crise, bem mais difícil dar.
Mas tudo mudará, tenha fé 😉

 

7) Faça atendimento de projeto quando for necessário, senão você vai pirar de tanta revisão. Tem professor que diz que ta tudo ótimo ao longo dos atendimentos e de repente diz que tem que mudar tudo!
DICA: não te aconselho fazer atendimento bem antes da entrega, como eu disse, tem professor que muda tudo de ultima hora e você não vai ter tempo de arrumar.
AVISO: semana de entregas é a semana que você vai dormir pouco ou não vai dormir, se prepare

 

8) Você não é obrigado a saber todos os arquitetos do mundo que nem alguns professores acham que deve saber, saiba os “básicos” e os que lhe interessam.

Oscar Niemeyer

 

9) Não demore para estagiar, mas também não precisa ser no 1º ano. Tem muita coisa que você só aprende no estágio.
Ah saiba seus direitos, tem arquiteto que se aproveita um pouco.
Mostre também seus gostos, é muito gratificante ver suas ideias em um projeto pronto.

 

 

10) Imprima seus trabalhos pelo menos 1 dia antes da entrega, porque a plotter vai dar problema, você vai ter que ir na gráfica 24h e mais cara, conhecida como Alphagraphics, para imprimir seu projeto de última hora.
Ah, avisando que você vai gastar muito dinheiro com impressão #ajudaluciano

 

11) Não confie em professor, eles também podem te dar uma rasteira

12) Faça aulas extras, tanto de softwares como físicas. Eu fiz, por exemplo, projeto de mobiliário na faculdade e foi maravilhoso, amei passar o dia na marcenaria fazendo minhas cadeiras (alergia também mandou lembranças, mas faz parte) 🖤

ó minha cadeirinha do Aldo Rossi, tirei 10! – 📸Victor Iemini

 

13) TCC:
– Escute seu orientador, mas faça o que você ama também, afinal o projeto é seu
– Se programe, TCC é meio corrido então não deixe pra última hora
– Até lá aprenda mexer em Photoshop, vai ser essencial para suas imagens e pranchas
– Se você puder usar Revit, use, é o mais prático programa de arquitetura do mercado
– Se você não é bom em fazer maquetes, vale a pena investir em alguma pessoa ou empresa boa para fazer a maquete final
– Pesquise no pinterest modelos de livros pro seu tcc para ele ficar bem bonito e descolado 😉

Arquitetura para mim foi uma bela escolha, eu ainda amo demais e quero continuar seguindo essa carreira, mas conectada com todas as formas de arte e comunicação.

#acreditenosseussonhos

 

Beijo!

be the first to comment on this article

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *